quinta-feira, 12 de maio de 2011

Conheça Acari-RN

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ACARI
O território de Acari era primitivamente habitado pelos índios cariris que para aqui imigravam em virtudes das perseguições que lhes moviam os colonizadores da Paraíba, ao findar-se o século XVII.
O fundador do povoado onde está localizada a cidade, foi o Sargento-Mor MANUEL ESTEVES DE ANDRADE, oriundo da Serra do Saco.
Em 1737, Manuel Esteves de Andrade requereu permissão ao então Bispo de Olinda para erguer uma Capela no Povoado, o que foi deferido por provisão Episcopal, de 11 de novembro de 1737. Essa Capela consagrada à invocação de Nossa Senhora da Guia recebeu foros de Matriz em 13 de março de 1835, quando da criação da Paróquia, privilégio que conservou até 1863, ano em que foi terminada a construção da nova e suntuosa Matriz em outro local.
O topônimo do Município originou-se dos acaris, peixe de escamas ásperas e carne branca, tenra e saborosa, cujo habitat era o POÇO DO FELIPE. O poço era suprido pelo Rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes e dos índios cariris.
A resolução do Conselho do Governo, em 11 de abril de 1833, criou o município de Acari, em território desmembrado de Caicó. Do Município de Acari foram desmembrados os municípios de Jardim do Seridó em 1856, Currais Novos e Flores em 1890, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta em 1953.


GARGALHEIRAS

O povoado Gargarlheiras, distante 4km do Acari, localiza-se às margens do rio Acauã. Essa fonte de água proporcionava abrigo e alimentação para homens, gados e montarias que, no início do povoamento na região, faziam do logradouro uma pousada antes de seguirem o caminho.
O intinerário do rio Acauã dá-se entre duas serras, especialmente na sua passagem por Acari, daí o nome do lugar, gargalheira, derivada de gargalo ou garganta, significando uma abertura estreita entre montanhas. Havendo no lugar muitas “gargantas”, a população passou a usar o nome no plural.
Em 1909 foi solicitado pelos acarienses a construção de um açude, no entanto o caminho foi muito longo e só depois de 50 anos o Açude “Marechal Dutra” foi inaugurado.
Em 1922 a firma inglesa Wangler Walker construiu instalações de suporte pra acomodações dos operários. Transformando em uma pequena vila onde até hoje é habitada por moradores local.
O açude tem esse nome por que durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, a assembléia Legislativa tentando sensibilizar o presidente, mas de nada deu certo.
Só quando um potiguar ocupou essa função, José Fernandes Café Filho, firmou-se o convênio com o DNOCS, que garantiu a retomada da obra. E só em 27 de abril de 1959 foi inaugurada e em 20 de março de 1960 teve sua primeira sangria.
Fonte: VITAL, Alaní Oliveira. Acari, berço da cultura e religiosidade na saga de um povo hospitaleiro, SEBRAE/RN, 2004. Pág.65.

Serviço:
Evento: IV Acari Moto Fest
Datas: 13, 14 e 15 de Maio de 2011
Local: Gargalheiras
Cidade: Acari
Estado: RN
email : mailto:contato@gargalheirasmc.com.br?subject=Contato da Revista Motoclubes
Site: http://www.gargalheirasmc.com.br/
Organizador: Gargalheiras MC
Contatos: Leley (84)9901-0212

Nenhum comentário:

Postar um comentário