sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reportagem especial

Restaurar motos antigas pode ser um hobby dos mais gratificantes, ou sua salvação.


Restaurar motos antigas pode ser um hobby dos mais gratificantes, ou a salvação de sua vida e a recuperação de sua alegria de viver.
Entretanto, quem está pensando em dedicar-se a essa atividade, deve ter em mente que vai precisar ter muita paciência e pesquisar muito.
Antes: ferrugem, peças quebradas, amassadas ou faltando, uma coisa que alguém menos atento mandaria para o ferro velho sem pensar duas vezes.
Depois: uma belíssima moto antiga, brilhando como nova.
História
Antes de começar a restaurar, é preciso reunir o máximo de informações possível sobre a máquina:

- País de origem, marca, ano de fabricação… No caso de motos muito antigas é comum não haver documentação e não se saber sequer o nome do fabricante.
Neste caso, examine a moto cuidadosamente: em algum canto, em alguma peça, deve estar gravado o nome, observe sua feitura, acabamento do material, e pesquise na internet fotos de motos antigas, certamente vai perceber uma peça semelhante a de sua moto.


Outra forma de conseguir informações é tirar fotos coloridas da moto e enviar para colecionadores e revistas especializadas.

Ainda não temos notícias de sites na Internet sobre restauração especificamente para motos italianas alemãs etc, mas temos no Brasil:

http://www.motosclassicas70.com.br/
http://www.motosantigas.com.br/

Uma vez identificada a moto, o primeiro passo é a aquisição do seu respectivo manual de peças e esquema, com seus Part Number e depois sim pode-se iniciar a busca por peças e componentes, como um verdadeiro quebra cabeças e prepare-se para trabalhar(separe um quarto para guardar as peças ou uma caixa de madeira com chaves).
Se a sua moto é européia, vale lembrar que muitas fábricas, concessionárias e lojas de peças desapareceram por causa da Segunda Guerra Mundial, o que pode dificultar um pouco as coisas, mas tenha certeza que em algum lugar vai encontrar a peça desejada.

Mecânicos, concessionárias, colecionadores e fabricantes (quando ainda existem) são boas fontes de informações. Depois de ter conseguido as peças de que precisava, você deve decidir se quer por a mão na massa pessoalmente ou se vai recorrer a um especialista, tarefa quase impossível encontrar um mecânico de confiança.

Lembre-se de que para ter bons resultados, é preciso ter bom conhecimento técnico, ferramentas adequadas e muito tempo disponível.
A pressa é a inimiga da perfeição, curta cada momento de sua obra prima


Caso decida fazer tudo por conta própria, eis algumas dicas:
- Faça Amizade com um bom mecânico, ele vai se tornar seu melhor amigo.
- Engrenagens, coxins e pistões podem ser adaptados por um custo razoável.
- Já um cilindro, uma bomba de óleo ou carburador são difíceis de substituir, mas quase sempre há a possibilidade de recuperar a peça. Se algum desses elementos estiver quebrado ou faltando e você não conseguir encontrar peças originais, pode tentar colocar um anúncio em publicação especializada.
- a pintura requer cuidados redobrados. Antes de as motos começarem a ser produzidas em série, muitas delas tinham os tanques e rodas pintados à mão por excelentes artesãos.
- quanto aos cromados, antes de mais nada, veja se são cromados mesmo. Até os anos 20 quase tudo era niquelado, não cromado.
- preocupe-se sempre com a manutenção após a reforma, e proteja suas peças da famigerada ferrugem.
- As motos antigas Japonesas atualmente está fácil de recuperar, e algumas peças já estão sendo refabricadas pelas motos chinesas.
- Aprenda a usar o EBAY, lá será seu site preferido durante toda a reforma, e depois vai virar hábito visitá-lo.
- coloque etiqueta em todas as peças desmontadas, parafusos sempre em seus lugares, para facilitar a remontagem.
- limpe sempre as roscas das carcaças antes de fechar o motor, evita rachaduras por pressão de sujeira interna.
- Estabeleça um custo fixo mensal/trimestral etc., para aquisiçao de peças e não ultrapasse, você poderá inviabilizar seu projeto
- Leia tudo sobre o seu modelo, lembre-se, as vezes poderá ter peças que foram adaptadas e não pertencem ao seu modelo


Dicas demais IMPORTANTE: por Ailton Cezar

1- Diga para sua mulher que ela é a única, que a ama, e que não tenha ciúmes da moto velha, ela vai andar com você na moto.

2- Informe que as roupas vão estar sujas de graxa, mas lavando sai(um pouco) e a calça e o tapete rasgados, é ácido de bateria mas ainda dá para usar.

3- Parafusos ou peças que estejam no chão, NÃO SÃO LIXO, e devem ser guardadas nas latinhas em volta do quadro da moto, mesmo que estejam enferrujadas e sujas.

4- Informe que: "POR FAVOR NÃO HÁ NECESSIDADE DE ARRUMAR O MONTE DE PEÇAS. que apesar de estarem desorganizadas é assim mesmo que deve ficar.
5- Informe com uma semana de antecedência e diga todos os dias, que no sábado vai para os desmanches e oficinas e NÃO tem hora de retornar(compensará no domingo).
6- Velas, válvulas, retentores, cilindros, diafragma, etc, não é outra lingua, e por favor não peça para explicar seu funcionamento(no momento estarei pesquisando isso)
7- Se encontrar sua blusa de malha novinha enrolando o tanque, não fique zangada, compro outras duas para você, ídem para a panela que está com óleo de motor.
8- Se eu estiver dormindo na garagem ou na sala envolto com peças de motos, NÃo se preocupe, não estou de mal de você, nem vou pedir separação, e não tenho outra mulher.
9- Explique que: se ela te escutar ao telefone com aquele amigo seu, falando de Ariel ou a Java etc, que são lindas e que um dia vai ter uma, diga que não são mulheres, e que é marca de moto e mostre para ela as fotos das respectivas, de preferência coloridas(para ver melhor), e com as devidas explicações do ano de fabricação, lógico.
10- Faça tudo que ela pedir(lavar a louça, carregar o lixo, trocar butijão, leva-la para passear, ir para a praia(somente no domingo), e evite sempre uma situação que possa surgir aquela expressão que todos os motociclistas que adoram motos antigas tenta evitar "Ou ela ou EU." os custo do divórcio são altos, pensão etc..
E se prepare, após toda sua dedicação empenho noites mal dormidas, e tudo que tenha gasto, ouvir de sua amada, "É, tá bonitinha" , esta é sua chanche de não mais lavar os pratos, limpar a casa, etc...etc.... e aguentar a sogra, ou deixar daquelas saidinhas para lanchar e gastar o valor daquele parafuso que você está necessitando.

LIVRE-SE, pegue sua moto velha-nova, e saia para passear, dar um rolé e curtir cada momento, e volte para casa cheio de vida e pilhas carregadas, tire fotos e compartilhe com os amigos sua experiência suas alegrias dure quato tempo durar, depois liga para sua exxxposa perguntando se ela quer se reconciliar, se não, tome um banho e volte a andar na sua motoca, e seja feliz..

Ailton Cezar - mailto:ailton_cezar@hotmail.com?subject=Contato da Revista Motoclubes
Texto retirado e adaptado do site motoesporte

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